O Conselho Federal de Medicina (CFM) esteve presente na 6ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), realizada nos dias 17 e 18 de junho, em Brasília. Representando a autarquia, o conselheiro federal Alcindo Cerci Neto, eleito pelo estado do Paraná e conselheiro titular do CFM na CNRM, contribuiu ativamente com os debates e reafirmou o papel do CFM na defesa da qualidade da formação médica e da segurança do paciente.
Durante a sessão, um dos principais temas discutidos foi o programa “Agora tem mais Especialistas”, apresentado em palestra conduzida pelo secretário da SGTES, Felipe Proenço. A iniciativa prevê a abertura de editais em julho de 2025 para atuação de fellows em hospitais com infraestrutura adequada. O CFM destacou a importância de garantir parâmetros claros para a escolha dos locais de atuação, valorizando não apenas a capacitação, mas também a estrutura disponível para os especialistas, sugerindo inclusive o fortalecimento dos equipamentos públicos de saúde.
Outro ponto abordado foi a importância da valorização das bolsas de residência, tema reiteradamente defendido pelo CFM, que ressalta a necessidade de condições dignas para os médicos em formação, sempre com foco na qualidade do atendimento prestado à população.
A reunião também tratou de questões relevantes como a aceitação do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) para ingresso em Programas de Residência Médica com pré-requisito — proposta que deverá ser pautada na próxima reunião —, além da avaliação de 55 processos autorizativos e 67 processos em súmula, envolvendo acatamentos, encerramentos de programas e transferências de residentes.
Além disso, o CFM tem colaborado com propostas construtivas, como a sugestão de um edital unificado para as eleições das Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs), a fim de assegurar maior transparência e coerência com as normas estabelecidas.
A participação do CFM nesta sessão evidencia o seu compromisso contínuo com a excelência na formação médica, a defesa de critérios técnicos rigorosos e o respeito às instituições envolvidas no processo formativo dos futuros especialistas.