Com o início da Gestão 2024-2029, a participação do Conselho Federal de Medicina (CFM) em comissões e grupos de trabalho em órgãos de Governo, bem como junto a outras entidades médicas, mudou com a renovação de seus representantes. Na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), vinculada ao Ministério da Saúde, a conselheira federal eleita por Santa Catarina, Graziela Schmitz Bonin, passará a ter participação ativa. Nesta semana, ela esteve na 135ª Reunião Ordinária do colegiado, em Brasília (DF).
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo sobre a participação do CFM na Conitec, no Instagram:
A Comissão tem como objetivo assessorar o Ministério da Saúde em ações relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, assim como na constituição ou alteração de protocolos clínicos ou de diretrizes terapêuticas. O encontro foi realizado na representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, e teve na pauta discussão sobre o protocolo clínico para o tratamento de carcinoma de colón e reto e a atualização para o tratamento da doença de Gaucher, entre outros pontos.
CFM – Graziela Bonin destaca o valor da participação do Conselho Federal de Medicina nessas discussões. Na avaliação dela, “esses espaços permitem a contribuição da autarquia na construção e avaliação de políticas públicas, possibilitando a vigilância do CFM também nas decisões que contribuam para uma melhor assistência à saúde de população brasileira”, avalia.
Durante a reunião, também foram tratados temas relacionados ao Comitê de Medicamentos da Comissão. Entre os assuntos, os especialistas se debruçaram sobre consulta pública a respeito do tratamento do citomegalovírus refratário, com ou sem resistência, em pacientes adultos pós-transplantes. Também analisaram a terapêutica indicada ao tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com anemia falciforme.
Além da conselheira Graziela Schmitz Bonin, o CFM tem como representantes na Conitec os conselheiros efetivos Alcindo Cerci Neto, do Paraná, e Maíra Pereira Dantas, da Bahia. A próxima reunião da Comissão será nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, também na representação da OPAS, em Brasília.