O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifesta contra a censura ao professor dr. Dirceu Greco imposta pelo Ministério da Saúde na obra “A Síndrome – 30 Anos de luta Contra a Aids” por entender que o direito à liberdade de expressão é quesito imprescindível para uma sociedade justa.

Em 2014, Dirceu Greco, médico infectologista, professor universitário e bioeticista brasileiro, aceitou convite do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde para contribuir com um capítulo de livro comemorativo dos 30 anos de luta contra a Aids no Brasil. Em novembro de 2015, sem qualquer aviso prévio, o livro foi publicado pelo Ministério da Saúde com o veto ao capítulo do médico.

No artigo, Dirceu Greco destacava os êxitos da resposta brasileira à epidemia e os problemas que ameaçam o combate à epidemia de HIV/AIDS no Brasil, incluindo, segundo ele, os retrocessos induzidos pelo conservadorismo político nos últimos anos.

Para o professor, entre os desafios para a sustentabilidade do Programa Brasileiro de AIDS está o enfrentamento da disparidade, da pobreza e da discriminação, “pois estas aumentam a vulnerabilidade das pessoas em relação ao HIV/AIDS, dificultando o acesso à necessária prevenção, aos cuidados médicos e à adesão ao tratamento”.

Clique aqui para acessar a obra “A Síndrome – 30 Anos De Luta Contra A Aids”, de Dirceu Greco.