O Conselho Federal de Medicina (CFM) integra Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Aliança Brasileira pela Saúde no Trânsito (ABSAT). Essa é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) lançada na quinta-feira (16), em Brasília (DF). É mais uma organizada criada para lutar pela vida e a saúde de pedestres, passageiros e motoristas.

Trata-se de uma rede integrada de instituições da área da saúde, organizações sociais e órgãos privados, públicos e governamentais que objetiva colaborar para o alcance das metas da Década do Trânsito da ONU/OMS 2021 – 2030 no Brasil, promovendo ações de prevenção, defesa, proteção e cuidados no trânsito.

Termo – A solenidade para a assinatura do termo de compromisso aconteceu durante o 55º Congresso Anual da SBOT. Na ocasião, o CFM foi representado pelo presidente da autarquia, José Hiran da Silva Gallo. Em seu discurso, ele afirmou ser esse um momento histórico para o nosso País, o qual conta com total apoio da autarquia.

“O desfio de prevenir acidentes e atender suas vítimas é enorme. O médico brasileiro conhece bem a realidade dos hospitais e prontos-socorros que lidam diretamente as pessoas que precisam de cuidados por conta dessa situação. Por isso, o CFM está empenhado em garantir apoio às iniciativas relacionadas à assistência, mas também às ações preventivas. Com embasamento na ciência, em evidências, vamos juntos tornar as cidades brasileiras mais seguras para a circulação de pessoas e veículos”, completou.

Segurança – O CFM apoia as causas relacionadas à segurança da população no trânsito.  Historicamente, a entidade tem participado de todas as campanhas e iniciativas que visam trazer maior segurança para pedestres, passageiros e motoristas. O CFM também tem contribuído com subsídios para a definição de políticas públicas sobre o tema, por meio da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego.

Durante a solenidade, participaram também a 2ª vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha, o deputado federal Doutor Luizinho e representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Associação Médica Brasileira (AMB), além de lideranças de inúmeras entidades médicas e de outros segmentos da sociedade