No fim da solenidade para celebrar seus 80 anos de fundação, nessa quinta-feira (11), o Conselho Federal de Medicina (CFM) prestou homenagens aos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de todo o País, aos atuais conselheiros federais titulares e suplentes e seus familiares e aos conselheiros que faleceram no cargo.
Responsável por falar em nome de todos os presidentes de CRMs, que receberam medalhas das mãos do ex-presidente do CRM-PB João Gonçalves Filho, o presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Otávio Marambaia, afirmou que graças ao trabalho conjunto do Sistema Conselhal é que cada ponto do país é alcançado. Ele leu uma carta direcionada aos médicos brasileiros:
“Onde você estiver, hasteei a bandeira da ética como medida de todas as coisas, do exame nacional de proficiência, da defesa de prerrogativas do médico, da exigência das condições adequadas de trabalho e da melhor atenção para o paciente, alvo de todo o seu cuidado. Resista. E, onde estiverem elaborando contra isso, denuncie ao Conselho Regional. Pare de fazer aquela pergunta: ‘o que o Conselho está fazendo por você?’ Faça outra: ‘o que eu posso fazer para ajudar o Sistema Conselhal na defesa da saúde do Brasil e da medicina?’. Responda. Una-se a nós, porque juntos venceremos”.
Para homenagear os conselheiros falecidos no cargo, o 1º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, subiu ao palco e declarou: “Honramos a memória daqueles que dedicaram suas vidas à ética médica e ao fortalecimento do CFM. Sua dedicação permanece viva em cada decisão que tomamos, em cada vida que protegemos, em cada ato que praticamos em defesa da medicina brasileira. Que seu legado continue a nos inspirar na construção de uma medicina cada vez mais ética e humanizada. Em sinal de profundo respeito, façamos alguns instantes de reflexão”.
Já o ex-conselheiro Henrique Batista e Silva (2007-2019) recebeu o Certificado de Honra CFM 80 anos e foi o responsável por distribuir a Medalha de Mérito Institucional aos conselheiros federais efetivos e suplentes. “Eu agradeço à entidade, na pessoa do presidente Hiran Gallo. As instituições não são as paredes e os seus corredores. Elas são as pessoas, são os conselheiros, os funcionários, os colaboradores. E uma distinção como essa não é algo que se consegue sozinho”, afirmou.