Grandes nomes da medicina serão homenageados com o recebimento de comendas outorgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por relevantes contribuições ao país ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.

Em 2013, os homenageados são o professor Nelson Grisard, que receberá a comenda Medicina e Ensino Médico, cujo patrono é Fernando Figueira; Wilson Oliveira Júnior, agraciado com a comenda Medicina e Humanidades, que leva o nome de Mário Rigatto; e João Manoel Cardoso Martins, reconhecido em Medicina, Literatura e Artes, que tem o nome de Moacyr Scliar.

O plenário do CFM também aprovou a entrega da comenda Medicina e Responsabilidade Social, apadrinhada por Zilda Arns, para o médico José Osmar Medina de Abreu Pestana. E a de Medicina e Saúde Pública, batizada de Sérgio Arouca, para Ruy Laurenti.   A solenidade de entrega está prevista para ocorrer durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina na última semana de outubro, em Salvador (BA). A homenagem ressalta o desempenho ético, a competência técnica e o compromisso desses médicos com a sociedade e com a medicina.

O reumatologista João Martins, agraciado com a comenda Medicina, Literatura e Artes, é o idealizador e editor da revista Iátrico, publicação do CRM-PR voltada à reflexão literária. A comenda Medicina e Ensino Médico será entregue ao pediatra Nelson Grisard, professor da UFSC e pioneiro, na década de 1960, na vacinação em massa contra pólio e sarampo em crianças.

Já a comenda Medicina e Humanidades será entregue ao cardiologista pernambucano Wilson de Oliveira Júnior, um dos introdutores no Brasil da medicina psicossomática. O homenageado com a comenda Medicina e Responsabilidade Social é o nefrologista José Osmar Medina.

O cardiologista e epidemiologista Ruy Laurenti receberá a comenda Medicina e Saúde Pública.  Professor da Universidade de São Paulo (USP), contribui para a Organização Mundial da Saúde e tem livros publicados sobre causas de mortalidade no Brasil.