A Associação Médica de Pernambuco (AMPE) completa nesta segunda-feira (4) 175 anos de fundação. A comemoração será na sexta feira, oito de abril, às 20 horas, na sede da instituição, localizada na Rua Oswaldo Cruz, bairro da Boa vista, em Recife (PE). Na solenidade, receberão homenagens pelos serviços prestados à classe médica a Associação Médica Brasileira (AMB), por meio do presidente Florentino de Araújo Cardoso Filho, e o Conselho Federal de Medicina (CFM), através do presidente Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Na mesma noite, será entregue a medalha Maciel Monteiro, concedida pela instituição desde 1969 a três profissionais da área médica ou da sociedade que tenham se destacado em suas trajetórias pelos serviços prestados à população. Nesse ano, serão homenageados os médicos, Kátia Cristina Lima de Petribú (psiquiatra), Miguel Arcanjo dos Santos Júnior (cirurgião), e Sérgio Tavares Montenegro (cardiologista).

Inscentivo à pesquisa – A cerimônia contará ainda com a entrega do Prêmio Diva Montenegro aos estudantes que se destacaram em suas pesquisas científicas. Este ano serão agraciados Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira (FPS), Ana Carolina Gomes Silva (UPE) e Mychele Szenberg Carneiro Campelo  (UFPE).

A premiação foi criada pela associação em 2007 e é dirigida aos estudantes de medicina do quinto e sexto anos das escolas médicas de Pernambuco. Pretendeu-se com o prêmio atingir objetivos como incentivo à pesquisa científica e aproximação dos futuros médicos à associação que constitui um patrimônio da medicina do estado.

Diva Montenegro – A mestra que dá no nome ao prêmio tinha um vasto currículo de atividade científica. Diva Montenegro era professora assistente do Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFPE, fez inúmeros cursos no Brasil e no exterior como na Inglaterra e no Japão. Participou de todos os congressos de microbiologia de 1961 a 2000, ministrou cursos, publicou trabalhos e sempre procurou introduzir na rotina laboratorial novos conceitos e técnicas.

A cerimônia será aberta ao público.

* Com informações da AMPE