No dia 24 de julho, quinta-feira, será realizada a segunda reunião da Comissão de Parto Normal, formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A pauta da reunião dará continuidade às discussões iniciadas em 25 de junho na abertura dos trabalhos da Comissão. Para melhorar a qualidade de assistência ao parto e propor a abordagem mais adequada para a redução do índice de cesarianas na saúde suplementar, será necessária uma abordagem múltipla que dê conta da complexidade do problema. Um dos principais desafios será a desconstrução da concepção cultural de que o uso da tecnologia significa, necessariamente, qualidade assistencial. A Comissão foi formada a partir das discussões sobre o movimento em favor do parto normal, lançado em 2007 pela ANS para combater o índice considerado preocupante (80%) de partos cesáreos entre as beneficiárias de planos de saúde, percentual muito superior aos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estão confirmados para a reunião os conselheiros Pedro Pablo Chacel, José Vinagre, Edilma Barbosa, Clóvis Francisco Constantino, José Hiran Gallo, Aloísio Tibiriçá, e as diretoras da ANS, Marta Oliveira e Carla Coelho. (fonte: CFM, com informações da ANS – 22.07.2008)