O chamado Fator de Qualidade, previsto na Resolução Normativa 364/14 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), será tema de um simpósio promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), na próxima terça-feira (29 de março) em São Paulo (SP).

O I Simpósio Nacional de Qualidade em Saúde reunirá diversos segmentos – como ANS, AMB, CFM e conselhos regionais de medicina, ministérios da Educação e Saúde, sociedades de especialidades, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), associações de defesa do consumidor e de planos de saúde, e institutos acadêmicos e de estudos – para estudar e debater os eixos temáticos: qualificação e titulação médica, ética, boas práticas, desfechos clínicos, evidências científicas e qualidade da prestação de serviço médico no mundo.

A abertura acontece às 9h, no Maksoud Plaza Hotel (SP), e abordará o tema Qualidade e Ética. O coordenador desta primeira mesa será o presidente do CFM, Carlos Vital. No simpósio, estão previstas mais duas mesas, sobre “Qualidade e Qualificação” e sobre “Qualidade e Ferramentas de Avaliação”, além da conferência “Como Adotar a Qualidade de Forma Eficaz em nosso Sistema de Saúde?”.

Confira abaixo a programação:

I Simpósio Nacional de Qualidade em Saúde

Data: 29/03/2016 (terça feira)
Número de participantes: 200
Local: Maksoud Plaza Hotel, Alameda Campinas, 150, Jardim Paulista, São Paulo (SP)

Organização e Realização:
Associação Médica Brasileira – AMB
Conselho Federal de Medicina – CFM

Abertura

Mesa I: 09:00 às 10:40
Tema: Qualidade e Ética
Coordenação: Carlos Vital – presidente do CFM
Emilio Cesar Zilli – diretor de defesa profissional da AMB
Salomão Rodrigues Filho – conselheiro federal CFM

– Ética e Bioética: Existem conflitos?
Sérgio Ibiapina – CFM

– Modelos de Remuneração: Qual o melhor?
Martha Oliveira – ANS

– A Qualificação na Incorporação da Tecnologia (ROL): Como fazer?
Raquel Lisbôa – ANS

– Como o paciente entende Qualidade: É possível?
Maria Inês Dolci – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste)

Mesa II: 11:00 às 12:40

Tema: Qualidade e Qualificação
Coordenação: Florentino de Araujo Cardoso Filho – presidente AMB
Debatedores:
Luiz Aramicy Bezerra Pinto – presidente Federação Brasileira de Hospitais (FBH)
Ana Maria Malik – FGV-SP

– Qualidade Profissional é igual à qualificação? Qual o melhor?
José Cechin – Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde)

– Como a AMB pode influir na qualificação profissional? Estado da Arte
José Luiz Bonamigo Filho – AMB

– Como avaliar os médicos recém-formados? Prova para todos?
Paulo Chapchap – Hospital Sírio-Libanês

– As atuais faculdades de medicina com seus currículos atendem a qualidade?
Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá – Universidade de São Paulo (USP)

Debates com a plateia
Subtemas: Evidências Científicas e as Sociedades de Especialidades Médicas; qualificação profissional, avaliação de desempenho de egressos de medicina

Intervalo

Mesa III: 14:00 às 15:40
Tema: Qualidade e Ferramentas de Avaliação
Coordenação: José Carlos de Souza Abrahão – presidente ANS
Eudes de Freitas Aquino – presidente Unimed do Brasil
Maurício Lopes – SulAmérica

– Experiência da Joint Commission em avaliação: Podem os parâmetros de hospitais serem adotados por serviços e consultórios?
Claudio Lottenberg – presidente Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE)

– A Sociedade de Especialidade e a avaliação da Qualidade: Vai melhorar o atendimento?
Eduardo da Silva Vaz – presidente Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

– Os Hospitais “de ponta” e a acreditação? O que mudou na prática?
Carlos Figueiredo – Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP)

– Como adequar qualidade e remuneração? Isto é utópico no Brasil?
Martha Oliveira – ANS

Coffee Break

Conferência (16:00 às 16:40)
Como Adotar a Qualidade de Forma Eficaz em Nosso Sistema de Saúde? Será possível Unificar a Saúde Pública e a Suplementar?
Presidente da conferência: Cleiton de Castro Marques / Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma)
Álvaro Escrivão Junior / Fundação Getulio Vargas

Considerações finais com a plateia (16:40 às 17:00)

Emilio Cesar Zilli (AMB), Florentino de Araujo Cardoso Filho (AMB), Carlos Vital (CFM), Miyuki Goto (Fundação Getulio Vargas),Martha Oliveira (ANS), Salomão Rodrigues (CFM)