O Plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou por aclamação nesta quinta-feira (17) nota onde, entre outros pontos, manifesta seu repúdio à ações que dificultem investigações em casos de suspeita de irregularidade e conclama os médicos e a população à luta pelo restabelecimento da ordem jurídica no País.

Confira a seguir e AQUI (em PDF) a íntegra da manifestação do CFM, autarquia que representa os mais de 400 mil médicos brasileiros.

NOTA EM DEFESA DA ÉTICA E DA JUSTIÇA

Diante das circunstâncias governamentais e políticas que abalam os pilares do Estado Democrático de Direito na República, o Conselho Federal de Medicina (CFM):

1. repudia qualquer ação que impeça ou dificulte as investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e as decisões da Justiça no combate à corrupção no País;

2. entende que nenhum cidadão ou autoridade pode ser beneficiado por subterfúgios para desvios de competências judiciais, constitucionalmente firmadas, em absoluto detrimento dos princípios da legalidade e da moralidade;

3. conclama os médicos e a população ao engajamento na luta pelo restabelecimento da ordem jurídica determinada na Carta Magna e indispensável à reconstrução da Nação.

Brasília, 17 de março de 2016.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Pleno do CFM nesta quinta-feira (17)