O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta terça-feira (23) nota aos médicos e à população na qual informa que acionou a Polícia Federal nesta terça-feira (23) após circularem em redes sociais e grupos de discussão postagens de peças gráficas em redes sociais que imitam a identidade visual utilizada pelo CFM. Também foi denunciado o encaminhamento de mensagens atribuídas à Autarquia.

CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Essas duas situações foram reportadas pelo CFM à Polícia Federal. “A partir dos relatos de abordagem inadequada de médicos e de uso indevido de sua logomarca ou identidade visual por terceiros, sem prévia autorização, o CFM informa que já denunciou o caso à PF para investigação e punição dos responsáveis”, diz a nota.

No texto, a autarquia explica que produz e divulga conteúdo apenas com o intuito de orientar os médicos sobre a realização do pleito e de como participar. O CFM ressalta que não envia manifestações de apoio a candidatos ou chapas, assim como que usa as informações dos médicos que estão sob sua guarda em obediências aos critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a Autarquia, sua atuação no processo das Eleições CFM 2024 tem sido conduzida em favor da transparência e estímulo à adesão da categoria médica ao pleito para escolha dos conselheiros que assumirão o comando da autarquia na Gestão 2024-2029. O pleito acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em formato online.