O 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, apresentou, nesta terça-feira (12), aos novos presidentes dos conselhos regionais de medicina (CRMs), as novas regras que orientam as ações de fiscalização em todo o país.

As diretrizes – estabelecidas pela Resolução CFM 2.056/13 – trazem uma lista mínima, com a descrição de equipamentos e de infraestrutura necessários para o funcionamento de consultórios e ambulatórios médicos, como os postos de saúde (mais conhecidos como UBSs).

Foi apresentado aos presidentes dos CRMs todo o processo de modernização da atividade de fiscalização, que inclui a substituição da caneta e do papel por tablets. Nesses aparelhos, estarão os formulários e check lists a serem preenchidos. Após as vistorias, os resultados serão remetidos para uma base de dados, centralizada no CFM. Pela primeira vez na história, o CFM terá acesso ao conteúdo das visitas de fiscalização de forma online e digitalizada. Essa rotina permitirá, entre outros pontos, elaboração de estudos e levantamentos sobre carências e necessidades comuns ao sistema.