alepe medalha vital

Representantes das entidades médicas de Pernambuco – Cremepe, Ampe e Simepe – prestigiaram a entrega Medalha Leão do Norte 2018 ao presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comunidade de Medicina dos Países de Língua Portuguesa (CMPLP), Carlos Vital, na noite desta desta terça-feira (11/12).

Este ano foram homenageados o médico Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, no âmbito do Mérito Sanitário Josué de Castro; o ex-deputado Inocêncio Oliveira, pelo Mérito Político Governador Eduardo Campos; o professor João Florindo de Queiroz Filho, no Mérito Ambiental Professor Roldão; e a Associação dos Integrantes do Batalhão de Suez, no Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire.

Na abertura da reunião solene, no Auditório Sérgio Guerra, o deputado Adalto Santos (PSB) ressaltou que os agraciados elevam a imagem, os princípios e os ideais do povo pernambucano. “Hoje enaltecemos grandes personalidades e feitos que conciliam o verdadeiro amor por esse Estado com o sentimento de construir, efetivamente, uma sociedade melhor, seja na saúde, na política, no meio ambiente ou em defesa da paz”, disse.

No Mérito Sanitarista Josué de Castro, destinado a personalidades da área da saúde, Carlos Vital foi homenageado por iniciativa do deputado Francismar Pontes (PSB). “Passo a cumprir a missão que me foi solicitada de agradecimento em nome dos homenageados e traço um parâmetro do perfil personalístico deles. São os paradigmas de Medicina que eu utilizo como aplicáveis a todos os homenageados dessa noite que são a perícia, a prudência, a diligência, a humildade, a compaixão e a justiça”, disse Carlos Vital em seu discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Carlos Vital se formou pela Faculdade de Ciências Médicas da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), em 1975. Já foi presidente do Cremepe e atualmente está à frente do Conselho Federal de Medicina.

Além do presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins, prestigiaram a solenidade o vice-presidente do Cremepe, Maurício Matos, o conselheiro André Dubeux, a presidente da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), Helena Carneiro Leão, e o presidente e a vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros e Cláudia Beatriz.