A Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou ao Ministério da Saúde nesta terça-feira (6), em Brasília, um projeto contendo diretrizes para ajudar a reduzir a fila de transplantes de córneas no país. De acordo com os integrantes, a execução da proposta poderá extinguir a fila em até um ano. Todas as sociedades de oftalmologias regionais estiveram envolvidas na elaboração de um projeto que garantirá uma estrutura de trabalho para os transplantes, cujo recurso será disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O projeto foi resultado de acordo firmado da Câmara de Oftalmologia, em fevereiro, com coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério, Rosana Reis Nothen. Na ocasião, a coordenadora identificou dois principais pontos que podem contribuir neste processo: a captação com as famílias e a viabilização para que a equipe médica tenha condições de realizar as cirurgias. Existem hoje 21 mil pessoas na fila de espera em todo o país. O projeto foi espelhado em exemplos como o estado de São Paulo que não possui fila de espera. Resolução – A Câmara Técnica também trabalha em uma minuta de resolução para adaptação e acompanhamento de uso de lentes de contato. Segundo o coordenador da CT e corregedor do CFM, José Fernando Vinagre, o médico é o responsável pela colocação e adaptação das lentes. “É um ato médico indicar e acompanhar este procedimento”, disse Vinagre. (Fonte: CFM – 06.04.10)