Temas relacionados à proposta de revisão da Resolução CFM nº 2.168/2017, que trata das normas éticas para a utilização de reprodução assistida, foram abordados durante reunião da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia (Núcleo de Reprodução Assistida) na terça-feira (14), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo o coordenador da Câmara Técnica, José Hiran Gallo, a cada dois anos é feita uma revisão da norma, sempre visando sua adequação em benefício das mulheres brasileiras. Após a avaliação da Câmara Técnica, a proposta de atualização será levada à apreciação dos Conselhos Regionais de Medicina e do Plenário do CFM.

“Estão sendo analisadas alguns ajustes para aperfeiçoar o atendimento dos pacientes, em termos de segurança e eficácia”, avisa o coordenador do grupo. Ele acredita que as mudanças, após aprovadas, poderão orientar inclusive melhorias na assistência oferecida por planos de saúde e no âmbito da rede pública.