“Bioética no Século XXI: do Indivíduo à Coletividade” será o tema do I Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, a ser promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nos dias 6 e 7 de junho de 2018, em Porto Velho (RO). A definição foi decidida nesta terça-feira (14), em reunião da Câmara Técnica de Bioética. Também foi aprovada uma programação preliminar. “Foi importante decidirmos o tema, o que adiantará a organização deste importante encontro, que vai reunir estudiosos em bioética do Brasil e de Portugal”, afirmou o coordenador da Câmara Técnica, conselheiro Hiran Gallo.

A reunião também debateu outros assuntos, como uma proposta de um modelo de diretivas antecipadas de vontade a ser aplicada no Sistema Único de Saúde, a decisão dos Estados Unidos de se retirar da Unesco, a realização de exames de HIV em acidentados e mudanças que estão sendo propostas no Congresso em relação aos abortos permitidos por lei. Sobre este ponto, foi aprovado que a Câmara Técnica proponha ao plenário do CFM que a autarquia defenda que não ocorra retrocessos na legislação.

Participaram da reunião da Câmara Técnica, Hiran Gallo, Armando José D’Acampora, Dirceu Greco, Élcio Bonamigo, Helvécio Feitosa, José Dimas d´Ávila Maciel, José Antônio Cordeiro da Silva, Lívia Zago, Otávio Marambaia, Roberto Luiz d´Ávila, Roberto Wagner Bezerra de Araújo, Rosana Leite e Andrei Leonardo Freitas.

Cirurgia geral – A Câmara Técnica de Cirurgia Geral também se reuniu nesta terça-feira (14). Entre as decisões, foi definida uma visita à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para levar o apoio do colegiado para a proposta de três anos de residência em cirurgia geral. Outro assunto foi a qualificação e valorização do cirurgião geral.

Participaram da reunião: Jorge Curi (coordenador), Edivaldo Utiyama, Fábio Paes, Fernando Rodrigues, Mauro Ribeiro, Nilton Jorge Ferreira Lira, Paulo Roberto Costa, Sérgio Tamura e Rosana Leite.