Pela primeira vez no continente americano, a Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, que começa nesta quarta-feira (24), às 10h, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF), contará com 211 palestrantes de 23 países e quase 500 pessoas inscritas para participar. O encontro, que chega à sua 16ª edição e se encerra na sexta-feira (26), oferecerá aos participantes uma plataforma internacional para debates científicos qualificados sobre mais de 70 tópicos e subtópicos em diferentes áreas.

Entre as autoridades confirmadas na solenidade de abertura, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o presidente da Catedra Internacional de Biotécnica da Unesco, professor Rui Nunes; o secretário-geral da Associação Médica Mundial, Otmar Kloiber; a presidente da Associação Médica Mundial, Lujain Al-Qodmani; e o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa. Também estarão presentes: o presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), senador Hiran Gonçalves; e o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

Expositores – Entre os palestrantes, cerca de 90 são brasileiros. Os outros 121 expositores são oriundos de Portugal, Estados Unidos, Argentina, Bangladesh, Índia, Emirados Árabes Unidos, Bulgária, Alemanha, Irlanda, Austrália, Itália, Eslovénia, Chile, Reino Unido, Filipinas, Bélgica, Colômbia, Bósnia e Herzegovina, Japão, Israel, Espanha e Romênia. Todos já começaram a desembarcar na capital federal.

Entre os quase 500 inscritos, cerca de 10% estão vindo do exterior. Pelas informações do cadastro de organizadores, o público será composto, majoritariamente, por médicos e advogados. Na plateia, também estarão psicólogos, professores, investigadores, juízes e veterinários, entre outras categorias profissionais.

Fortalecimento – De acordo com Rui Nunes, que também é diretor do Programa Doutoral em Bioética da Universidade do Porto (UP), a realização da 16º Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde no Brasil será um sucesso. Segundo ele, é uma iniciativa que atende a intenção de estimular o fortalecimento dessas abordagens em outros continentes, além da Europa. “Vamos tornar Brasília a capital mundial da bioética”, disse.

O professor não esconde as expectativas para a conferência. Segundo ele, houve uma enorme mobilização, e um elevado nível de profissionalismo na equipe organizadora do evento, proveniente do CFM e liderada pelo presidente José Hiran Gallo. “Esta não é apenas mais uma edição, mas um evento marcante, com concessões para projetos científicos. Os organizadores se preocuparam com a justiça global e com os diferentes povos, utilizando inglês, português e espanhol com uma sensibilidade regional para que o debate ético e as contribuições sejam mais abrangentes”, explicou.