Para marcar a semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril – o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), o Sindicato dos Médicos do Estado (SinMed-MS) e a Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS) realizam nesta semana uma campanha de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e do trabalho médico. A atividade contará com ato público na Praça Ary Coelho, na quinta-feira (10), das 8h às 12h. “Vamos estar lá conversando com a população e conscientizando com relação aos problemas da saúde”, afirma o presidente do CRM-MS, Sérgio Renato de Almeida Couto. Durante o evento, haverá distribuição de panfletos e serão disponibilizados diversos serviços à população, como aferição da pressão arterial e cadastramento para doação medula óssea, além de orientações médicas à população. As ações têm como objetivo chamar a atenção do poder público e da sociedade para a grave situação em que se encontra a saúde pública no Estado e no País. Para os dirigentes da categoria, o respeito à população usuária do SUS só pode ser demonstrado na prática com o aumento de dotação orçamentária para o setor – nas esferas municipal, estadual e federal –, com aquisição de equipamentos e materiais de trabalho, valorização da carreira médica, formulação de um plano de cargos nacional e remuneração adequada aos profissionais. (fonte: CRM-MS – 08.04.2008)