Toda criança deve ser vacinada de acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Essa é a orientação da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), reafirmada em matéria publicada recentemente no jornal Folha de S. Paulo, que relatou o caso de duas crianças de cinco e nove anos, tratadas com a homeopatia, cujos pais decidiram não vaciná-las. A Promotoria da Infância e Juventude de Jacareí (SP), cidade onde mora a família, obrigou que fosse realizada a vacinação.

De acordo com a promotoria, os pais afirmaram que a decisão de não imunizar as crianças estava amparada pelos médicos que cuidam os filhos, um pediatra, um homeopata e um pneumologista. Os profissionais foram consultados e negaram que tenham dado tal recomendação.

A reportagem do jornal também ouviu o presidente da AMBH, Ariovaldo Ribeiro Filho, que reafirmou a necessidade da vacinação. “Volta e meia surge alguém perguntando isso. Nossa posição está no nosso site, queremos tirar essa idéia de que homeopata não vacina”, afirmou.

Em carta enviada ao Conselho Federal de Medicina (CFM), Ribeiro Filho relatou que foi procurado pelo jornalista da Folha de S. Paulo, a quem reafirmou a posição da AMBH favorável à vacinação. “Conforme descrito no nosso site (www.amhb.org.br), recomendamos o calendário de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde, bem como a intenção de sempre colaborar com as autoridades sanitárias e cumprir com a legislação referente à saúde”, enfatizou.