A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), anunciou na quinta-feira (13) a suspensão da comercialização de 65 planos de saúde de 16 operadoras. A ação é resultado do 11º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela reguladora e, segundo ela, beneficia diretamente 586 mil consumidores que contrataram esses planos.

De acordo com nota divulgada pela ANS, foram mais de 12 mil reclamações registradas pela Agência, em três meses, por usuários que não conseguiram marcar consultas, exames e cirurgias e denunciaram os planos de saúde. O número de planos e operadoras suspensas é bastante inferior ao ciclo anterior, divulgado em agosto, que suspendeu 123 planos de saúde de 28 empresas.

Tiveram planos suspensos as operadoras Allianz (4), Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (2), Biovida (4), Caixa Seguradora (5), Casa de Saúde São Bernardo (1), Trasmontano (1), Coopus (1), Green Line (1), Minas Center (3), Plamed (2), Santo André (1), União Hospitalar (3), Unimed do ABC (4), Unimed Itabuna (1), Unimed Paulistana (26) e Viva (6).

A ANS lembra que os beneficiários dos planos não são atingidos. A empresa apenas é impedida de aceitar novos clientes, enquanto não regularizar o atendimento dentro do padrão mínimo exigido pela ANS aos que já fazem parte da sua carteira.

Desde o início do programa de monitoramento, 1.017 planos de 142 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 847 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Os planos de saúde que comprovarem a adequação no atendimento aos beneficiários em três meses terão a permissão de venda reativada. Ao todo, 81 planos serão autorizados pela ANS a voltar à atividade nesta sexta-feira.

11º ciclo – O 11º ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento reuniu reclamações recebidas na ANS de 19 de junho a 18 de setembro deste ano. Desde então, a Agência realiza a análise e revisão das soluções aplicadas pelas operadoras e se elas atenderam de forma efetiva a demanda dos consumidores. Das 16 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, 14 já tinham planos em suspensão no ciclo anterior. Duas operadoras não constavam na última lista de suspensões – destas, 1 tem plano suspenso pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 12º ciclo.

Fonte: P&P Saúde Suplementar