Nathália Siqueira Nesta quarta-feira (23) parlamentares e médicos se reuniram para discutir o parecer dado pelo deputado Lélo Coimbra (PMDB-ES) ao projeto de Decreto Legislativo do executivo. O texto regulamenta a revalidação automática de diplomas cubanos, mas o relator deu parecer contrário a proposta que tramita em regime de urgência. Para as entidades médicas é fundamental a comprovação de que o médico está apto a responder às necessidades do sistema de saúde. O coordenador da Comissão de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina explica que o governo propõe uma revalidação automática do diploma daqueles que estudam em Cuba. Wirlande da Luz diz que essa medida não é justa com os demais estudantes. “Não é justo que o estudante que se forma no Brasil, passe por vestibular, curse seis anos de medicina, e depois os brasileiros que se formam em Cuba sem o vestibular, venham validar automaticamente o diploma. Temos alunos também estudando na Venezuela, Paraguai, Colômbia e Bolívia”. O tema polêmico levou ao adiamento da decisão. Foi marcada uma audiência pública para a próxima terça-feira, dia 29. Os deputados querem ouvir os ministros da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Temporão; e da Casa Civil, Dilma Roussef. (fonte: CFM – 24.04.2008)