Estão abertas as inscrições para o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, em Salvador (BA). O objetivo principal do evento é fomentar a aproximação e uma maior interface entre a prática médica e os diferentes campos de conhecimento, em especial os que pertencem ao campo das ciências humanas.

As inscrições são gratuitas, mas em número limitado. Os interessados devem preencher os formulários disponíveis no seguinte endereço  http://sistemas.cfm.org.br/eventos/participante/cadastro/7288862711f3a13a28415ddb4b12d7c8. No mesmo local, será possível ter acesso a mais detalhes sobre a programação do evento, que, tradicionalmente,  tem atraído a participação de professores e estudantes, bem de como de vários profissionais da Medicina e de outras áreas.

Na abertura está prevista a conferência “As humanidades e a humanização no ensino e na prática médica”, que será proferida por Dante Marcello Claramonte Gallian, professor e diretor do Centro de História de Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da UNICESP. A exposição deverá ocorrer na noite de quarta-feira (23).

Nos dias seguintes, os participantes poderão acompanhar palestras e conferências relevantes sobre temas como a judicialização da Saúde, a relação entre a tecnologia e as humanidades em medicina, os avanços tecnológicos e filosofia, sociologia e antropologia da saúde. Também foram programadas mesas que abordarão assuntos como a arte, educação medica e saberes médicos.

Durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina também acontecerão algumas atividades em paralelo, que festejarão o conhecimento e a dedicação dos médicos à sociedade e aos seus pacientes. Num deles, acontecerá o lançamento do livro Disciplina Literatura e Medicina – A pesquisa do contexto médico em textos literários: uma leitura transdiscursiva, dos professores Mário Barreto Correa Lima e Paulo César dos Santos Leal.

Outro ponto alto do encontro será a homenagem a cinco grandes nomes da medicina com o recebimento de comendas outorgadas pelo Conselho Federal (CFM) por suas relevantes contribuições ao país ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.  Os homenageados deste ano são o professor Nélson Grisard, que receberá a comenda Medicina e Ensino Médico, cujo patrono é Fernando Figueira ; Wilson Oliveira Júnior, que foi agraciado com a comenda Medicina e Humanidades, que leva o nome de Mário Rigatto; João Manoel Cardoso Martins, que levará para casa a comenda Medicina, Literatura e Artes, que tem o nome de Moacyr Scliar.

As relevantes ações também fizeram o plenário do CFM aprovar a entrega da comenda Medicina e Responsabilidade Social, apadrinhada por Zilda Arns, para o médico José Osmar Medina de Abreu Pestana (2013). A homenagem ainda incluiu o nome de Ruy Laurenti, agraciado com a comenda Medicina e Saúde Pública, batizada de Sérgio Arouca.

As comendas foram honrarias criadas, em 2011 pelo plenário do CFM. O objetivo é ressaltar o desempenho ético, a competência técnica e o compromisso dos homenageados com a Medicina e com a sociedade. Todos são médicos que, em diferentes áreas de atuação, ajudaram na construção de um mundo melhor. As comendas são outorgadas sempre em outubro como parte das comemorações do Dia do Médico.