A artista plástica portuguesa Isabel Saraiva é o destaque da programação cultural da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde que acontece até a próxima sexta-feira (26), em Brasília (DF), na sede do Conselho Federal de Medicina. Com ampla trajetória internacional, ela foi convidada pelos organizadores a expor seus trabalhos durante o encontro.

A definição por seu nome aconteceu em função de sua abordagem artística caracterizada pelo aprofundamento nas relações humanas, priorizando empatia, compreensão e harmonia. Na mostra exibida na 16ª Conferência, arte e a bioética dialogam, estimulando discussões críticas e ampliando a compreensão das complexidades da vida e da ética.

Arte e bioética – Para atingir seus objetivos, Isabel Saraiva se utiliza de aquarelas, videoarte e instalação interativa com impressões sobre lona. Todos refletem interseções entre arte e bioética. Com curadoria do professor Rui Nunes, presidente da Cátedra Internacional de Bioética e da 16ª Conferência, as obras selecionadas abordam vários aspectos, como a interação entre quem cuida e quem está sendo cuidado, a compaixão.

De acordo com Rui Nunes, a seleção está em sintonia com um dos principais temas em debate na programação científica da conferência, a inteligência artificial também é retratada pela artista. “Tenho uma produção alinhada com a Cátedra, que já acompanha meu trabalho há muitos anos, inclusive escrevendo textos críticos”, comenta.

Violência – Entusiasmada com sua participação no evento, a artista portuguesa acredita que sua exposição Arte Compassiva é oportuna, “neste momento de grande violência velada acontecendo nos lares”. Na sua visão, as peças ressaltam que o amor salva. “Escolhi sensibilizar as pessoas para o amor, para a dádiva que a mulher tem em sua gravidez”, conta.

Quem admira os trabalhos produzidos se deleita com os recorrentes traços curvos, as famosas pontes de Isabel, que também estão presentes na mostra de Brasília. “Eu faço pontes e não é a ponte JK e nem as pontes do rio Douro que eu tanto amo. Faço pontes de luz, conectando pessoas, construindo laços de amor”, complementa a artista.

No entanto, é preciso abrir mão de discussões teóricas e lógicas. Segundo Isabel Saraiva: “não há um elo explícito entre os trabalhos e uma corrente artística específica. Com processos transdisciplinares, exploro as conexões entre a ética, a vida e o mundo sensível”, acrescentou, antes de, presentear a cidade que a acolhe durante essa semana com um haikai:

Da flor

do cristal do Sol

nasceste Brasília

Conferência mundial – O maior encontro internacional sobre bioética e direito da saúde acontecerá na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26 de julho). Essa é a primeira vez que a atividade acontece no continente americano.

O encontro terá a participação de 500 inscritos, entre eles, médicos, advogados, psicólogos, professores, investigadores e juízes, do Brasil e de Portugal, Alemanha, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bulgária, Chile, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Itália, Reino Unido, Filipinas, Bélgica, Colômbia, Bósnia e Herzegovina, Japão, Israel, Espanha e Roménia. Entre os palestrantes, 90 são brasileiros e outros 121 vindo do interior