Residentes e estudantes de medicina de Mato Grosso do Sul participaram de um ciclo de palestras sobre ética médica continuada. O evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM/MS), ocorreu entre os dias 28 a 31 de março, e teve como objetivo preparar os alunos para o futuro profissional.

A programação contou com temas como: “Funções, importância e prerrogativas de entidades médicas – CRM e CFM”; “Importância e implicações ético-legais dos documentos médicos, prontuários e atestados”; “Responsabilidade Médica – Artigos mais infringidos”; “O que é Ética? Publicidade Médica/ Codame”; “Relação Médico Paciente, importância da empatia, exame físico e sigilo médico”; “Fluxo da denúncia”; além de um julgamento simulado.

De acordo com o presidente do CRM/MS, José Jailson de Araújo Lima, este curso teve por objetivo instruir os recém-formados e alunos, orientando sobre a questão ética, para que seja evitado futuros problemas relacionados à profissão. “Durante as palestras abordamos questões que são fundamentais para o bom exercício da medicina. Os residentes e acadêmicos receberam informações de extrema importância, assistindo também um julgamento simulado, com o objetivo, para compreenderem uma parte das atividades do Conselho”.

Giuliane Botarelli, acadêmica do 5º ano de medicina da Uniderp, participou do evento e declarou: “este curso nos mostra sobre o que esperar da nossa profissão, pois a medicina apesar de ser romantizada é uma carreira que demanda muita responsabilidade”.

As palestras foram ministradas pela Corregedora Luciene Lovatti Hermely Elias, Vice Corregedor Heitor Soares de Souza, 2º Secretário José Ivan Albuquerque Aguiar; e conselheiros, Juberty Antônio de Souza, Valdir Siroma, Kleber Francisco Meneghel Vargas e ocorreu na sede da CRM/MS.