Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro e Dr. Flávio Freitas Barbosa assumirão os cargos de conselheiro federal efetivo e suplente, respectivamente, em outubro de 2024.

Na noite desta quarta-feira (07), foi realizada a cerimônia de apuração dos votos para os novos conselheiros federais do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, marcou a conclusão do processo eleitoral que envolveu médicos de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a disputa contou com três chapas concorrendo ao cargo de conselheiro federal.

A chapa 2, intitulada “Defesa da Vida e Autonomia Médica”, saiu vitoriosa com 56,47% dos votos, somando 2.963 votos. Os eleitos, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro como conselheiro efetivo e Dr. Flávio Freitas Barbosa como conselheiro suplente, assumirão seus cargos no CFM a partir de 1º de outubro de 2024, para a gestão 2024-2029.

A eleição, que definiu os representantes das 27 unidades da Federação que comporão o CFM no próximo quinquênio, foi encerrada às 20h desta quarta-feira (7). Mais de 408 mil médicos participaram do pleito em todo o país, em um processo considerado tranquilo e sem grandes intercorrências.

O estado de Mato Grosso do Sul se destacou por participar, pela primeira vez, com três chapas concorrentes, o que demonstrou o engajamento e a relevância do processo eleitoral na região. O Presidente do Conselho Eleitoral Regional de Mato Grosso do Sul, Lúcio Mário da Cruz Bulhões, comentou que a eleição ocorreu de forma serena, com poucas intercorrências pontuais.

O conselheiro suplente eleito, Dr. Flávio Freitas Barbosa, agradeceu os votos recebidos e destacou a importância da união e do fortalecimento da democracia dentro da classe médica. Ele enalteceu o processo eleitoral, reforçando o compromisso da chapa em defender os interesses da categoria.

Os médicos que não puderam votar têm até o dia 07 de outubro de 2024 para justificar sua ausência por meio do site https://eleicoescfm.org.br/MS.