O presidente da Câmara Municipal, vereador Edil Albuquerque (PMDB), recebeu em seu gabinete no dia 28 de maio representantes do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Médicos e da Associação Médica do Estado. Estiveram presentes o presidente do CRM-MS Sérgio Couto, o vice-presidente Antônio Carlos Bilo, o 2º secretário Luis Henrique Mascarenhas, o conselheiro Gil Pacífico Tognini, a representante do SinMed/MS Luzia Santana, o presidente da Associação Médica Flávio Ferrari e os vereadores Djalma Blans e Paulo Siufi. Muitos assuntos foram discutidos, entre eles a mudança do tempo de internato para dois anos, condições do curso de medicina nas universidades, introdução da homeopatia na grade curricular, a qualidade do ensino público, a implantação da Comissão Médica de Assuntos Políticos, a sessão itinerante nas entidades e a possibilidade do 3º turno de plantões. “Nós buscamos melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população e todas essas questões passam pela política, por isso é necessário que esta integração ocorra”, explicou Sérgio Couto. Ele ainda mostrou a preocupação com o número de faculdades de medicina existentes, com a reciclagem dos profissionais do interior e com as pautas da área da saúde que estão na Câmara, mas declarou: “Não viemos pedir nada, apenas gostaríamos de participar das discussões ligadas à saúde. Nossa intenção é poder opinar, ajudando as classes políticas e médicas”. Em relação ao tratamento de pacientes houve um consenso de que deveria haver mais prevenção do que cura, mas é muito difícil fazer as pessoas entenderem este aspecto. “É preciso abrir para a população um outro olhar sobre a medicina”, enfatizou Flávio Ferrari. Já Paulo Siufi abordou o objetivo de fiscalizar postos de saúde e hospitais, além de implementar um programa de capacitação dos profissionais da rede pública. Ficou decidido na reunião que, no dia 27 de junho, haverá uma sessão ordinária para discutir pautas que já estão na Câmara e outros assuntos importantes. Edil Albuquerque mostrou-se muito animado durante a conversa, sempre elogiando a iniciativa das entidades médicas. “Esta parceria com toda certeza vai dar certo. Sinto-me muito prestigiado por vocês, médicos”, disse. O conselheiro Gil Tognini, com toda experiência de vida e profissional, agradeceu a receptividade do presidente da Câmara Municipal e profetizou: “Esta parceria certamente irá prosperar”.