public imedicojovem-768x418Com apresentações sobre publicidade médica, relação entre médicos e a conduta médica nas redes sociais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou nesta terça-feira (18) a segunda noite de conferências e debates do I Fórum Virtual da Comissão de Integração do Médico Jovem. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal da autarquia no YouTube.

Uma palestra sobre publicidade médica deu início às discussões, com apresentação do 3º vice-presidente do Conselho, Emmanuel Fortes. A conferência abordou a revisão da Resolução 1.974/11, que define os critérios norteadores da divulgação de assuntos médicos. Relator da norma, o conselheiro falou sobre a reformulação do texto, a importância da revisão da regra e o grande arcabouço jurídico que cerca a medicina, o que leva à grande judicialização da atividade no País.

Relação entre médicos – Dando sequência ao evento, o membro da Comissão de Integração do Médico Jovem, Eduardo Gonçalves, apresentou a conferência sobre a importância do respeito e da consideração entre os profissionais e destacou o crescimento do número de médicos jovens no país.

Com base no estudo CFM Demografia Médica no Brasil, Gonçalves apontou que a média de idade entre os médicos homens é de 48 anos e que entre as médicas, a média é de 42. Para ele, o quadro indica a importância de que se discuta o futuro da profissão e que seja possível garantir o convívio respeitoso entre os profissionais.

Redes sociais na medicina – O encerramento do I Fórum Virtual contou com uma exposição apresentada pela social media strategist, Gui Margutti, sobre as particularidades das redes profissionais médicas e a importância de se conhecer o Manual de Publicidade Médica estabelecido pelo CFM antes de qualquer iniciativa de divulgação. Na conferência, ela analisou as principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin e Tik Tok, número de usuários e tipos de conteúdo que divulgam.

A palestrante abordou como esses canais podem ser usados estrategicamente para divulgação de informações e conexões entre médicos, pesquisadores e outros profissionais. Assista aqui essa e todas as apresentações do I Fórum Virtual da Comissão de Integração do Médico Jovem. Assista todas as apresentações do evento no canal do CFM no YouTube, em CFM – Conselho Federal de Medicina – YouTube. ACESSE AQUI.