Ao participar da abertura oficial do II Congresso de Saúde Pública de Mato grosso do Sul, o ministro José Gomes Temporão, da Saúde, fez um rápido balanço da evolução vivida no País, nos últimos 20 anos, no que diz respeito à assistência à saúde da população brasileira, evidenciando o trabalho desempenhado pelo SUS – Sistema Único e de Saúde que, segundo o ministro, “sofre críticas, principalmente dos que não o usam, aliás, apensam que não usam” . Para o ministro, dos 190 milhões de brasileiros, 150 milhões dependem exclusivamente do SUS. Os outros 40 milhões, os que possuem planos de saúde, “pensam que não usam os trabalhos do SUS mas terminam, de uma forma ou de outra, utilizando”. Temporão afirmou que, nos últimos 20 anos, o país conseguiu estruturar um sistema de saúde completamente diferente e dinâmico. Ao se referir à assistência à saúde realizada em Mato Grosso do Sul, o ministro reconheceu que “muita coisa bóia está sendo feita por aqui”, tecendo elogios às ações lideradas pela secretária Beatriz Dobashi. Na sua opinião, a saúde no Brasil poderia ser muito melhor, mas falta uma coisa essencial: investimentos financeiros, “o que vem sendo uma luta de várias lideranças , incluindo entre elas o governador André Puccinelli”. O ministro declarou ser um compromisso do seu ministério, a estruturação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Campo Grande. O fez na presença do presidente da entidade, também participante do Congresso, Paulo Gadelha, um dos palestrantes. Para o governador André Puccinelli, a realização do evento, que é uma forma de comemorar os 20 anos da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, vem em boa hora. Na sua fala, evidenciou a necessidade de investimentos maios vultosos em saúde. A aplicação de verbas públicas, atualmente equivale a apenas 38 por cento do total que é investido, diferentemente do que ocorre em países desenvolvidos. “Estamos fazendo tudo para alterar esse quadro e os recursos passem a ser liberados de maneira mais adequada”, afirmou. A secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, em seu discurso, agradeceu o esforço do ministro para se fazer presente, o apoio do governador para que o evento fosse possível e a dedicação e empenho dos funcionários da saúde para a estruturação do Congresso. “Não contratamos empresa especializada para a montagem deste evento. Tudo foi possível devido ao trabalho e interesse dos servidores da saúde” afirmou. Entre os presentes ao ato de abertura, destaque para o governador André Puccinelli, o ministro Temporão, a secretária de saúde do Estado Beatriz Dobashi, o presidente da Fiocruz Paulo Gadelha, o presidente do CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde Antonio Carlos Figueiredo Nardi, os deputados federais Waldemir Moka e Geraldo Rezende, o deputado estadual Marcio Fernandes, a presidente da Escola de Saúde Pública Mariza Pewreira dos Santosalém de secretários e diretores de entidades de saúde de vários estados e representantes do Paraguai e da Bolivia. (fonte: jornal online MS Notícias – 14.04.09)