Cerca de 20 médicos que residem em Aquidauana, município à 130 km de Campo Grande, participam do Curso de Ética Médica realizado em parceria entre o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) e a Unimed local. Durante o primeiro encontro, no dia 28 de fevereiro, no Clube dos Médicos da cidade, foi abordado o tema “As atribuições do CRM e o fluxo da denúncia”. O presidente da entidade, Antonio Carlos Bilo, detalhou o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul, tirou as dúvidas dos médicos participantes e explicou como tramitam todas as denúncias que chegam ao Conselho. Também participaram da reunião o vice-presidente do CRM-MS, Juberty Antônio de Souza, o segundo-tesoureiro, Gil Pacífico Tognini, e o conselheiro Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Segundo o presidente da Unimed Aquidauana, José Arruda Fialho, o debate foi importante para desmistificar o papel do CRM-MS junto aos profissionais. “O trâmite das denúncias é um tema que sempre causou muitas dúvidas entre os médicos e a presença do Conselho aqui contribuiu para esclarecer como são os procedimentos e para também aproximar os profissionais”, disse Fialho. As próximas reuniões do curso já foram agendadas. Durante os encontros serão tratados os seguintes temas: Profilaxia do erro médico/regulamentação da profissão médica (9 de maio); Documentos médicos (27 de junho); e Remoção de pacientes graves (29 de agosto). Os trabalhos serão encerrados em 31 de outubro, com a realização de um julgamento simulado. (fonte: CRM-MS – 11.03.09 Crédito da foto: Unimed/Aquiaduana)