Pesquisa Ibrape/Correio do Estado, realizada entre os dias 7 e 13 deste mês, mostra que 55% dos moradores de Mato Grosso do Sul são favoráveis à mudança de fuso horário, igualando-o ao de Brasilia (DF). O maior índice de apoio, 77%, foi registrado na região do Bolsão, que faz divisa com o Estado de São Paulo. Já 40% dos sul-mato-grossenses são contra adiantar os relógios em uma hora. A rejeição é maior no Pantanal, onde 69% não querem a mudança. Com margem de erro de 3%, a pesquisa revelou que a maioria dos moradores de Mato Grosso do Sul defende a mudança de horário, como prevê o projeto do senador Delcídio do Amaral (PT), em discussão no Senado Federal com o apoio de diversas categorias, como a Federação das Indústrias (Fiems). Somente 5% dos ouvidos com mais de 16 anos de idade não responderam ou se mostraram indiferentes à mudança. Por região Na região do Bolsão, incluindo Três Lagoas e Paranaíba, 77% dos moradores defendem a mudança de fuso horário. Em seguida, destaca-se o grande apoio à alteração, com 60%, na região do Vale do Ivinhema. Na região central, que engloba Campo Grande, 56% dos eleitores defendem a proposta para deixar os relógios com a mesma hora de Brasília. Em quarto lugar está o percentual registrado na região sul, incluindo Dourados, onde 54% dos moradores são favoráveis ao projeto de Delcídio Amaral. Por outro lado, distante de São Paulo e do Paraná, os conterrâneos do senador petista são contrários à mudança. Conforme a pesquisa Ibrape/Correio do Estado, 69% dos moradores do Pantanal são contra à mudança de fuso horário em Mato Grosso do Sul. Em segundo lugar está a região sudoeste, que abrange os municípios de Aquidauana e Jardim, onde 48% são contra a alteração. Apesar de 52% dos moradores da região norte defenderam a mudança, o percentual de contrários atinge 42%. O menor percentual contra o projeto está no Bolsão (18%) e no Vale do lvinhema (33%). Por outro lado somente 27% dos eleitores do Pantanal apóiam a mudança de fuso horário. Para se ter uma idéia da diferença, este número é metade segundo menor índice, 45% registrado no sudoeste. O percentual de indeciso. indiferentes atinge 7% duas regiões, Sudoeste e Vale do Ivinhema. (fonte: jornal Correio do Estado – 28.07.2008)