Contribuindo com a implantação do Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Médico, idealizado pelo CFM, o Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) recebeu hoje (14/10), o secretário do Colégio de Médicos de Barcelona, Dr. Jaume Padrós. Antes da palestra do Dr. Jaume, o coordenador do programa e vice-presidente do CFM, Rubens dos Santos Silva, explicou a realidade no Brasil e o andamento do projeto. Segundo o coordenador, o programa é dirigido a médicos com doenças mentais e problemas com drogas e visa a identificação, o tratamento, o acompanhamento e a reabilitação do profissional; sendo-lhe garantidos o sigilo, a assistência especializada, serviços e médicos credenciados por referências regionais e central de atendimento 24 horas para orientações e recebimento de informações sobre os casos. Rubens dos Santos ressaltou a importância da atuação dos Conselhos Regionais de Medicina, “o CFM coordenará, implantará, dará apoio logístico, mas o programa de atenção à saúde do médico somente funcionará de fato se os CRMs quiserem.”, enfatizou. O programa na Espanha Dr. Jaume Padrós veio trazer os seis anos de experiência do Programa de Saúde do Colégio de Médicos de Barcelona. Segundo ele, o programa surgiu da própria necessidade dos médicos e hoje é o único em toda a Europa, “além de todos os benefícios, a criação do programa dá prestígio social aos médicos perante a sociedade”, afirmou o professor. Dr. Jaume explicou que dentre os motivos que agravam o problema, está o fato de os médicos não recorrerem ao sistema sanitário e tenderem a não se comportarem como pacientes, além disso, os médicos têm medo de serem identificados e não pedem ajuda nem tratamento. “Para o sucesso na implantação do programa de atenção a saúde do médico é fundamental sua adaptação à cultura e necessidades da região ou país”, destacou Jaume Padrós. O ENCM está sendo realizado até amanhã (15/10), na sede do CFM, em Brasília.