Foram eleitos ontem (07/08) os novos conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), que comandarão a entidade pelos próximos cinco anos. São 40 médicos (20 titulares e 20 suplentes), que definirão o novo presidente da entidade no dia 1º de outubro, quando se encerra o mandato de Sérgio Renato de Almeida Couto à frente do CRM-MS. Os médicos que residem em Campo Grande votaram no Hospital Regional, Hospital Universitário e Santa Casa. Os do interior, encaminharam o voto ao CRM-MS pelo Correio. O mandato de cada presidente da entidade é de 20 meses, quando então será escolhido o substituto entre os conselheiros – desta forma, se alternarão na direção da entidade três presidentes durante os cinco anos. Renovação O atual presidente do CRM-MS, Sérgio Renato de Almeida Couto, ressaltou que a eleição representa a renovação da entidade. “É importante que os colegas que formarem o novo conselho continuem inserindo o CRM nas grandes discussões da área médica e da saúde em Mato Grosso do Sul, além da atuação cartorial, fiscalizadora e judicante. Isso contribuirá cada vez mais para que a população sul-mato-grossense receba um atendimento de saúde digno”, afirmou na manhã da quinta-feira (07/08), durante a votação. Para a médica anestesiologista Édina Rodrigues Teruya, a renovação é fundamental para proporcionar novas idéias e novos horizontes à categoria médica no Estado. “Um aspecto importante desta eleição é que a nova chapa é bastante diversificada em termos de especialidades. E é fundamental que outras especialidades também tenham espaço e possam opinar sobre os rumos da entidade”, disse. Segundo o médico urologista Everton Perdomo, a atuação do CRM está diretamente relacionada ao atendimento de saúde com qualidade para a população. “O Atual conselho tem cumprido muito bem o papel de trabalhar por melhores condições para a saúde em nosso Estado, e tenho certeza que o novo conselho, renovado, continuará fazendo esse trabalho”, completou. Eleitos Foram eleitos como conselheiros titulares os médicos: Antônio Carlos Bilo, Celso Rafael Gonçalves Codorniz, Cláudia Emilia Lang, Denise Aparecida de Almeida Tamazatto, Eltes de Castro Paulino, Gil Pacífico Tognini, José Antônio de Carvalho Ferreira, Juberty Antônio de Souza, Laércio Tadeu Ferreira de Miranda, Luciana Reis Vaz de Moura Covre, Luis Henrique Mascarenhas Moreira, Maria Denise Berri de Oliveira, Marialda Goulart de Almeida Pedreira, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, Moacyr Barro Júnior, Moacyr Battistetti, Oldemiro Hardoim Júnior, Pedro Eurico Salgueiro, Renato Lúcio Martins e Sérgio Renato de Almeida Couto. Como suplentes, foram escolhidos os médicos: Alberto Cubel B. Júnior, Alexandre Brino Cassaro, Carlos Idelmar de Campos Barbosa, Christiana Vellosos Rebello Hilgert, Cristina Yamakawa Higashi, Eduardo Lasmar Pacheco, Eloina Brasil Ferreira, Edmar de Azambuja Salles, Faisal Augusto Alderete Esgaib, Heitor Soares de Souza, Jeferson Carlos Pereira, Luciano Matheus, Manuel Gaspar Manso Perez, Mara Luci Gonçalves Galiz, Maria Cristina Pita Sassioto, Marco Aurélio Ratier Jajah Nogueira, Roberto Tovar Anffe Nunes, Rodrigo Silva de Quadros, Rosana Leite de Melo e Takeshi Matsubara. (fonte: CRM-MS – 08.08.08)