Após passar por reforma, ampliação e reestruturação, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) foi reinaugurado na noite desta segunda-feira (30). De acordo com a presidente da entidade, Rosana Leite de Melo, a nova estrutura vai garantir um melhor atendimento tanto para os 5.625 médicos atuantes no estado, quanto para a população que necessitar dos serviços da entidade.

Rosana Leite lembrou que a reformulação do prédio é um sonho que se iniciou em 2012, na gestão de Luiz Henrique Mascarenhas, ganhou força na gestão de Alberto Cubel Brull Junior e foi concluída em sua gestão. “Não posso deixar de cita-los pois foi uma conquista de todos nós. Sonhamos e batalhamos juntos para que hoje obtivéssemos este êxito”. A presidente elogiou ainda o empenho dos funcionários da autarquia que mantiveram o bom andamento dos trabalhos mesmo em meio à reforma e foram além de suas funções colaborando com a limpeza, relocação de móveis, entre outras atividades.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital; vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro; Senador Waldemir Moka; Deputado Federal, Luiz Henrique Mandetta; secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares; secretário Municipal de Saúde, Marcelo Vilela, Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, presidente da Academia de Medicina de MS, Luiz Salvador de Miranda Sá Junior, além de demais autoridades que prestigiaram o evento.

Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), aproveitou a ocasião para falar sobre o programa Mais Médicos e afirmou: “a criação de uma carreira de médicos estruturada, que ofereça condições de trabalho, infraestrutura e garantia de progressão é a única alternativa para um sistema de saúde eficiente”. Já o vice presidente do CFM, Mauro Ribeiro declarou que a luta pelo bem estar e saúde da população deve ser dioturna. Ele também aproveitou a ocasião para parabenizar a presidente da autarquia pela iniciativa da reestruturação do prédio. “Quando me deparo com conquistas como esta, lembro-me de quando iniciamos esta jornada, anos atrás, sei o quanto foi difícil chegar até aqui”.

Tanto o Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta, quanto o Senador Waldemir Moka, frisaram a importância da união da classe para resgatar a valorização da medicina no Congresso Nacional, e declaram estar lutando para a criação de uma Frente Parlamentar da Medicina.

Já o reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou o bom trabalho que Rosana Leite realizou durante sua gestão no CRM/MS e declarou que o Ministério da Educação terá muito à ganhar, já que Rosana assumirá o cargo de Coordenação Nacional de Residência Medica. “É um orgulho para nós termos alguém de Mato Grosso do Sul à frente desta coordenação”, afirmou Turine.

Homenagens

A Cerimônia também foi palco de homenagens. O Técnico de TI, Juliano Augusto Kerber foi homenageado por auxiliar na supervisão da obra e David Claro de Jesus recebeu a homenagem representando toda a equipe do CRM/MS que não mediu esforços para que a obra fosse realizada sem prejuízo no andamento das atividades do Conselho.

O Senador Waldermir Moka, foi condecorado em reconhecimento pelo papel de destaque na defesa dos princípios morais, éticos, sociais e políticos norteadores à pratica de excelência da Medicina.

Em reconhecimento pelo papel de destaque na defesa dos interesses indisponíveis da saúde em nossa sociedade e pela parceria em prol dos ditames éticos e da excelência técnica da medicina, o CRM/MS conferiu homenagem à promotora de justiça da saúde publica de Campo Grande, Filomena Ap. Depóliyo Fluminham .

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima também recebeu a reverência em reconhecimento pelo papel de destaque em sua atuação incansável e, sobretudo ética como presidente do Conselho Federal de Medicina.

Veja as fotos do evento

Ariadne Carvalho – Abaetê Comunicação