O alto índice de suicídio entre médicos e estudantes de Medicina tem sido uma preocupação das entidades médicas de todo o mundo. Para discutir o assunto, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) promove, no dia 15 de outubro, às 20h, no auditório da entidade,a palestra “Suicídio entre médicos: qual a realidade?”, com a médica psiquiatra da USP e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Alexandrina Meleiro. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro.

Alexandrina Meleiro é autora do livro “Suicídio – Estudos Fundamentais”. Ela participou em meados de setembro do II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2016, realizado em Campo Grande (MS), em que o tema foi discutido. Na ocasião, a psiquiatra disse que estudos internacionais indicam que os médicos se suicidam cinco vezes mais que a população geral. Para ela, entre os principais motivos para a alta taxa de suicídio dos profissionais médicos, estão o acesso a meios mais eficazes de letalidade, isolamento social – desde a faculdade –, situação conjugal insatisfatória e precária situação empregatícia.

Durante sua apresentação, a médica destacou que os estudos sugerem que os anestesistas e os psiquiatras são os mais vulneráveis quando o assunto é suicídio. Entre os alunos de Medicina, o grupo de alto risco se concentra naqueles que demonstram melhor performance escolar, são mais exigentes, têm pouca tolerância a falhas, sentem mais culpa pelo que não sabem, ficam paralisados pelo medo de errar, dentre outras características.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, os números também impressionam: segundo o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, foram registrados 11.821 suicídios em 2012, o que representa, em média, 32 mortes por dia.

O Brasil é o quarto país latino-americano com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012, segundo relatório divulgado na última semana pela OMS. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. Chama a atenção o fato de o número de mulheres que tiraram a própria vida ter crescido mais (17, 80%) do que o número de homens (8,20%) no período de 12 anos. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Em setembro, por meio das redes sociais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lançaram a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio. O objetivo da ação é chamar atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida. Para a ABP e o CFM, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sofre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida.