O Conselho Federal de Biologia (CFBio) e o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), em ofícios encaminhados ao Conselho Federal de Medicina, declararam apoio à posição tomada pelo CFM contrária à “importação” de médicos estrangeiros sem a revalidação de seus diplomas. “Neste momento difícil da vida nacional, o Plenário desde Conselho Federal, por unanimidade, expressa sua solidariedade e manifesta-se contrário à vinda de médicos estrangeiros, para atuar no Brasil, sem a expressa aprovação no Revalida”, posicionou-se o presidente do CFBio, Wlademir João Tadei.

Para o presidente do CRO-DF, Samir Najjar, é louvável o alerta dado pelo CFM sobre os riscos para a população de se permitir a entrada de profissionais médicos que não tenham a capacidade técnica comprovada. “Não é questão de reserva de mercado para os profissionais brasileiros, mas de saúde pública, que necessita de mais investimentos por parte do Estado”, afirmou Samir Najjar. O presidente do CRO-DF também elogiou o CFM por além de adotar uma postura crítica, ter apresentado e defendido a criação de uma carreira exclusiva do SUS para os profissionais de saúde, incluindo médicos e cirurgiões-dentistas, além de enfermeiros e farmacêuticos.