Reuniram-se nesta terça-feira (25), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), as Câmaras Técnicas de Geriatria e Oftalmologia e a Comissões de Avaliação de Novos Procedimentos.

A Câmara Técnica de Geriatria debateu a programação do Fórum de Geriatria, previsto para ocorrer no dia 9 de novembro, e analisou demanda da demanda da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia para que o CFM republique a cartilha “O uso da via subcutânea em geriatria e cuidados paliativos”, entre outros pontos. Participaram dessa reunião, Aldemir Humberto Soares (coordenador), Cláudia Burlá, Elisa Franco de Assis Costa, José Elias Soares Pinheiro, Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz, Nezilove Lobato Rodrigues, Paulo José Fortes Villa-Boas e Paulo Matheus Pereira Nunes.

A Câmara Técnica de Oftalmologia contou com a participação de José Fernando Maia Vinagre (coordenador), Bruno Castelo Branco, Milton Ruiz Alves, Paulo Augusto de Arruda, Rafael Dias Marques Nogueira, Rodrigo Pascoal Azevedo e Tânia Schaefer. Entre os assuntos debatidos, estava um estudo para o uso terapêutico da atropina em crianças.

A Comissão de Novos Procedimentos tratou de diversos protocolos, entre os quais, um que tratava da cirurgia metabólica, encaminhado pelas Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e pelos colégios brasileiros de cirurgia e cirurgia digestiva. Participaram dessa reunião, Aníbal Gil Lopes, Cacilda Pedrosa de Oliveira, Dalvélio de Paiva Madruga, Hermann Alexandre Tiesenhausen, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroz e Pedro Alves Lemos Neto.