cuidadospaliativos

No próximo dia 30 de novembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará o II Fórum de Cuidados Paliativos. O evento, que está com as inscrições abertas, será promovido no Tivoli Hotel, em São Paulo. O objetivo é discutir as principais necessidades e os caminhos para a regulação dos Cuidados Paliativos no Brasil.

A primeira conferência do encontro fará um panorama dos conceitos sobre os cuidados paliativos. A palestrante e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Maria Goretti Sales Maciel, afirma que, atualmente, os cuidados paliativos constituem uma necessidade em todos serviços e níveis de atenção à saúde. “As pessoas já percebem isso muito mais claramente. Há uma busca cada vez maior dos profissionais para se especializarem e atender a essa demanda. Paliar significa cuidar, não abandonar o paciente. Esse conceito de abreviar a vida ou suspender os medicamentos já que não há o que ser feito pela doença é uma ideia ultrapassada. Hoje, ao contrário, os cuidados paliativos são os cuidados levados ao extremo, é cuidar para que o paciente tenha o mínimo de sofrimento”.

O encontro abrirá espaço para debates sobre os aspectos éticos-legais dos cuidados paliativos, além dos aspectos bioéticos relacionados as autonomias e a decisão terapêutica. A tarde, o evento está reservado para abordagem de casos clínicos – controle de sintomas no final da vida, como dor, dispnéia, recusa, suspensão de terapêutica fútil e/ou inútil.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Veja a seguir a programação preliminar do II Fórum de Cuidados Paliativos.

DATA: 30 de novembro de 2016.
LOCAL: TIVOLI HOTEL – Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01419-001 – São Paulo.

DIA 30.11.2016
8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do Conselho Federal de Medicina