No final da manhã dessa terça-feira (8), um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) na sede do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) após tentar se inscrever, com um diploma falso, como médico. A PF foi acionada pelo Cremeb, que informou ao órgão que Paulo Rogério Ferreira tinha apresentado um diploma falso da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e estava tentando se inscrever como médico.
O falso diploma apresentava sinais visíveis de falsificação e foi entregue pelo suspeito ao Conselho para a realização da primeira inscrição. A constatação de que Paulo Rogério Ferreira não era graduado em medicina pela UCS veio após o Cremeb solicitar da instituição de ensino um atestado de veracidade do diploma. Por meio de ofício, a UCS informou que o suspeito “nunca fora aluno da universidade, e consequentemente, o diploma apresentado não é verídico”. Eles acrescentaram ainda que o documento é diferente dos padrões institucionais.

Diante dos fatos, que fugiam à competência do Conselho por tratar-se de crime, a diretoria do Cremeb notificou a PF, para que as providências cabíveis fossem tomadas com urgência. Para promover investigação, agentes da PF foram ao Cremeb, tendo encontrado Paulo Rogério Ferreira no posto de atendimento. De acordo com os documentos apresentados ao Cremeb, Paulo Rogério Ferreira tem 43 anos de idade e é natural de Foz do Iguaçu (PR). No diploma, a informação é de que ele tinha concluído o curso de medicina em 20 de dezembro de 2014.

O delegado da PF responsável pela diligência, Oswaldo Fortunato Neto, informou que será aberto um inquérito para apurar os fatos, mas que Paulo Rogério Ferreira será indiciado por falsificação e uso de documento público, e, se condenado, poderá pegar de 2 a 6 anos de prisão.

Com informações do Cremeb

Foto de Alice Santiago