Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:


Dia do Médico
Ter, 17 de Outubro de 2017 11:25

A medicina é a arte de amor ao próximo. É a mais linda das profissões pois dedica-se a aliviar o sofrimento das pessoas. Já dizia Hipócrates: “curar quando possível, se não for possível curar, aliviar quase sempre, e se não for possível aliviar, consolar sempre”. A ética e a medicina sempre andaram juntas e os pacientes, em momentos de sofrimento e dor, sempre esperam de nós, além do conhecimento médico, humanidade. Humano é entender o ente na sua magnitude e só assim poder aliviar-lhe. As melhores decisões profissionais são tomadas juntando-se o conhecimento científico e a ética humanitária.

Atravessamos no Brasil um período de crise: econômica, na saúde, na educação, na segurança, na política. Mas a base dessa crise é moral e ética. E a profissão médica tem sido extremamente agredida e vilipendiada como nunca em nenhum outro lugar na história. Iniciou timidamente no Governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso, agravou-se no do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva e atingiu seu ápice no governo da Sra. Dilma Vania Roussef. Esta senhora autorizou, só no seu governo, a abertura do dobro de faculdades de medicina que foram autorizadas nos governos do Fernando Henrique e Lula juntos. Escolas sem professores qualificados, sem estruturas adequadas, sem materiais, sem hospitais para o ensino dos alunos. Até setembro tínhamos 294 cursos de medicina funcionando num total de 308 já autorizados. Somos o segundo colocado no mundo em escolas médicas, só perdendo para a Índia que tem 381 faculdades de medicina.

Estamos cercados de faculdades de medicina nos países vizinhos, sendo que o CFM só aceita os diplomas após aprovação no exame do REVALIDA. Mas esse programa vinha sendo distorcido pela UFMT que fez convênios com a Universidade Brasil (antiga Unicastelo) que distribuía os “revalidandos” em algumas unidades de saúde. Ao voltarem do “estágio” eram aprovados sem que avaliações adequadas fossem realizadas. Isto já foi corrigido pela justiça federal em junho de 2017.

A boa notícia é que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4067/2015, já aprovado na Comissão de Seguridade Social que torna lei o REVALIDA. Ainda necessita ser submetida a análise da Comissão de Educação e aprovada na Comissão de Constituição , Justiça e Cidadania.

Temos muitos outros desafios pela frente, porém com união, persistência e otimismo resolveremos esses problemas. A medicina ocidental tem 2.400 anos de existência (Hipócrates) e já venceu problemas maiores.


Abraços a todos e feliz dia dos médicos.

 

Celso Rafael Gonçalves Codorniz
Presidente CRM/MS

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 -  Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do SUL - Todos os direitos reservados
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 305 Jd. Veraneio - Campo Grande - MS - CEP 79037-100
Telefone (67) 3320-7700 - Fax (67) 3320-7730 email crmms@crmms.org.br
Horário de atendimento das 7:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00