Rede dos Conselhos de Medicina
SEGURANÇA DO PACIENTE: Webinar debate desafio da cirurgia segura em tempos de covid-19
Sex, 20 de Novembro de 2020 10:57

webinar seg-cir

A preocupação com as condições necessárias para garantir segurança às cirurgias realizadas durante a pandemia de Covid-19 foi o tema do terceiro webinar da Câmara Técnica de Cirurgia do Paciente do CFM. O seminário virtual aconteceu na quinta-feira passada (12) e reuniu cirurgiões especialistas no tema, em encontro que contou com o envio de perguntas pelos internautas durante a transmissão do evento, por meio do canal do CFM no YouTube. ACESSE AQUI O WEBINAR.

O evento foi aberto pelo cirurgião, intensivista e nutrólogo, Jorge Curi, membro da Câmara Técnica e conselheiro federal na gestão 2014 a 2019. Representando o coordenador da Câmara Técnica, conselheiro Raphael Parente, o cirurgião e assistente da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp, Jorge Curi, conduziu o evento e ressaltou que a segurança do paciente é considerada um desafio para a medicina, assim como a inserção do médico na cultura de seguranca do paciente e na equipe multiprofissional. “Mundialmente se discute a importância desse tema e da revisão periódica e permanente de todos os eventos e atividades médicas hospitalares e não hospitalares. O foco é o aperfeiçoamento da proteção à segurança do paciente, em busca da prática boa medicina”, explicou Curi, também diretor da Associação Paulista de Medicina (APM).

Protocolos de cirurgia – Desafios de implantar protocolos de cirurgia segura foi o primeiro tema abordado no evento, em apresentação da médica cirurgiã, com área de atuação em Nutrição Parenteral e Enteral, Maria Isabel Correia. Professora titular aposentada de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a docente é também coordenadora da Comissão de Segurança e Qualidade em Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e apresentou trabalhos sobre o tema, como um estudo da NASA sobre similaridades entre a profissão de cirurgião e os princípios da Agência Espacial Americana. Segundo o estudo, a cirurgia e a atuação do órgão têm como premissas a cultura do aprendizado, para que se aprenda com os fracassos; e a cultura da flexibilidade, para que seja possível a adaptação do profissional às novas demandas.

Após a exposição, o segundo palestrante do webinar foi o médico Antonio Capone, mestre e doutor em Ciências da Cirurgia e ex-gerente médico de Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, além de diretor de Projetos para América Latina do Institute for Healthcare Improvement – IHI, EUA. O cirurgião discutiu o tema Equipes muito efetivas em cirurgia segura e destacou a importância do trabalho em equipe para o sucesso do procedimento. Ele elencou as características de uma equipe efetiva, entre elas, “propósito comum, comunicação efetiva e segurança psicológica”, definiu Antonio Capone.

Na apresentação, o médico chamou a atenção para o assunto, descrito como “crença pelos membros da equipe de que não serão punidos ou destratados por expressar suas ideias, opiniões e preocupações, como sendo fundamental para a segurança do paciente”.

Pandemia trouxe novos hábitos

Com a apresentação Revisitando a Anestesia Segura, o clínico geral e anestesiologista Enis Donizetti, ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo - SAESP, proferiu a palestra de encerramento do Webinar da Câmara Tecnica de Segurança do Paciente. Na avaliação do médico fundador e atual presidente do Conselho da Fundação para a Segurança do Paciente, a pandemia da Covid-19 trouxe mudanças na conduta dos médicos que devem permanecer como hábito na rotina dos profissionais, entre elas a prática constante de higienização das mãos. “Até alguns anos atrás, a taxa de adesão da comunidade médica à higienização das mãos era baixa. Agora o consumo de álcool em gel aumentou expressivamente nos centros cirúrgicos”, assim como o uso de máscara de forma sistemática”, salientou o anestesiologista.

O Webinar da Câmara Técnica de Segurança do Paciente com o tema Cirurgia Segura foi o terceiro realizado pelo grupo desde o início da pandemia, dentro da série de seminários virtuais CONEXÃO CFM. Os anteriores promovidos pela Câmara Técnica tiveram como tema “Como manter práticas de segurança em momentos de crise”, apresentado em 3 de setembro, e “Raciocínio clínico e melhoria do diagnóstico”, exibido em 8 de outubro. A íntegra dos seminários on-line pode ser acessada no canal do CFM no YouTube www.youtube.com/cfmedicina.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner