Rede dos Conselhos de Medicina
Congresso virtual de Medicina do Exercício e Esporte de faculdade em SP aborda residência e especialidade que une exercício e esporte com a medicina
Seg, 14 de Setembro de 2020 09:40

comeesp setembro 2020Reconhecida como especialidade médica desde 1962, a Medicina do Esporte ou Medicina Esportiva, vem ganhando destaque desde 2005, ano em que foi criada a residência médica específica para a área.

A procura por especializações na área da saúde esportiva tem crescido muito nos últimos anos. Isso porque a medicina preventiva é um tema cada vez mais pautado e a medicina esportiva pode ter muito a contribuir nisso.

De acordo com a mais recente pesquisa publicada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou na última década, aumento de 29% dos brasileiros que praticam algum esporte.

Com o objetivo de debater e formatar novos conceitos da área, o Centro Acadêmico Dra. Patrícia Cury da Faculdade de Medicina da Faceres, em São José do Rio Preto (SP), realiza nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o 1º Congresso de Medicina do Exercício e Esporte. O evento será em formato virtual com palestrantes de renome e temas essenciais dentro da medicina esportiva e do exercício.

“A ideia desse congresso surgiu após a grande incidência de eventos acadêmicos online, e sentimos falta de algum focado no tema de medicina esportiva, pois é uma área que tem tido um aumento expressivo na procura pela residência médica. Tivemos ajuda de Gabriela Togni, aluna da turma 4 da Faceres, que é residente em medicina do esporte”, afirma o presidente do Centro Acadêmico da Faceres, Kaique Teixeira.

O evento tem o apoio da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva e conta uma programação distribuída em palestras com temas que abrangem desde a explicação da medicina esportiva, passando por cardiologia do esporte, estratégias nutricionais até a reabilitação no esporte profissional e o retorno aos treinos e jogos pós Covid-19.

Entre os palestrantes, Ana Paula Simões, vice-presidente da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Renata Castro, especialista em Medicina do Exercício e Cardiologia, professora convidada do programa de pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal Fluminense; Taline Costa, diretora da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e Paulo Roberto Szeles, ortopedista com experiência profissional em esporte de alto rendimento. Paulo Szeles já atuou como médico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol, médico da FIFA e médico da Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos RIO2016.

As inscrições para o 1º Congresso de Medicina do Exercício e Esporte são gratuitas e podem ser feitas pelo Instagram do COMEESP, através do endereço @comeesp_2020.

Programação:

Quinta-feira – 10/09

19h15 – Abertura – “Apresentação da Sociedade Paulista de Medicina Esportiva”

19h30 – Karine Hatano – “O que é Medicina Esportiva”

20h – Paulo Puccineli – “Fisiologia Esportiva”

21h – Renata Castro – “Cardiologia do Esporte”

Sexta-feira – 11/09

19h30 – Taline Costa – “Overtraining e Síndrome Red-S”

20h45 – Victor Miranda – “O tratamento coadjuvante de doenças”

Sábado – 12/09

08h – Fellipe Savioli – “Estratégias nutricionais e seu impacto na performance”

09h – Paulo Roberto Szeles – “Crossfit: a influência da carga nas lesões em praticantes”

10h – Flávia Magalhães – “Retorno aos treinos e jogos pós- COVID”

11h – Paulo Roberto Szeles – “Equipe multidisciplinar no esporte de alto risco”

14h – Ma. Erika Santinoni – “Suplementação e fitoterapia”

15h – Rubens Chavez – “Reabilitação no esporte profissional”

16h – Roberto Franco do Amaral – “Drogas anti-obesidade”

17h – Akira Hirota – “Prevenção e reabilitação no esporte profissional”

17h30 – Ana Paula Simões – “Lesões Ortopédicas em atletas”

Fonte: Faceres

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner