Levantamento do CFM é destaque na mídia nacional
Qui, 09 de Maio de 2019 14:02
O resultado das fiscalizações realizadas ano passado pelo sistema conselhal em 503 hospitais públicos foi destaque nesta quinta-feira (9) no Bom Dia Brasil, da TV Globo, e no jornal Folha de S. Paulo. O levantamento do CFM mostrou que alguns centros cirúrgicos não tinham pia para a equipe médica lavar as mãos antes das cirurgias e nas salas de recuperação faltavam medicamentos básicos, além de aspiradores de secreções. Já as unidades de internação sofriam com a falta de lençóis e de grades nas camas.

Para exemplificar os dados, a equipe do telejornal visitou hospitais no Amapá, Rondônia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A matéria mostrou paredes com infiltrações no Amapá e reutilização de material descartável, macas ocupando a garagem de um hospital em Rondônia, pacientes reclamando em Pernambuco, superlotação no Rio de Janeiro e baratas na cozinha de um hospital paulista. Acesse a matéria aqui.

Já a matéria da Folha de S. Paulo, apresentou os dados gerais da pesquisa. “De 131 unidades visitadas, 21% não tinham grades nas camas e 17% não tinham cama regulável -medidas importantes para a segurança e conforto do paciente. Em 63%, não havia lençóis nas camas”, relata o jornal paulista, que pode ser acessada aqui.